quinta-feira, 21 de junho de 2012

Remanso, Casa Nova ..Sobradinho adeus , adeus







O homem chega já desfaz a natureza tira gente põe represa ...http://www.youtube.com/watch?v=8ERBwtuaYmY é com essa música de fundo que recomendo  pra ler esse post.
Remanso, Sobradinho e outras cidades foram submersas pelo rio S. Francisco  pela ocasião da construção da barragem de Sobradinho a 40km de juazeiro na Bahia em 1977. A energia dizem que é limpa imaginem 4 cidades submesas mais dezenas de vilarejos...
Duca veio de Remanso atrás de tratamento para um filho enfermo e a 18 anos trabalha no  comércio perto daqui   de casa é a pessoa que me ensinou a fazer a renda renascença e como nos tornamos parceiras pela afinidade com os trabalhos manuais ,ficou muito curiosa com minha vontade de aprender a manejar os bilros, mas ,segundo ela, já tinha visto muito em sua cidade...foi de férias pra Remanso e junto com sua irmã e com um livro (ainda não tenho o nome) desvendaram um entremeio ,detalhe interessante uma vizinha que sabia mas , nem almofada tinha mais, Duca fez uma pra ela .encomendaram uns bilros e zás. Foi ela que em outro post me ligou dizendo- Olha , vem aqui ver o que aprendi! Renda de bilros e a palavrinha mágica: pra te ensinar...Ufa!Essa é minha história com essa amiga dos fios e da renda quando voltou estava já mordida pelo mosquitinho da renda e junto com meu material estamos a trocar entremeios, pontos e amizade!
Reparem em seus bilros , em ano da Rio+20 isso não é sustentabilidade??













3 comentários:

amaya verdini disse...

Preciosa entrada!!!!!
buen fin de semana
besos

Beatriz disse...

Isso é arte. Parabéns a vocês que estão perpetuando a arte.

Nini disse...

Rosa, através das minhas buscas encontrei seu blog.
Me conta como vc fez estes bilros, eu também sou apaixonada por todo tipo de renda: renascença, bilro, turca, frivolite, tricô e croche rendados. Ao som dos bilros da minha avó passei os melhores anos da minha vida e desde que me aposentei estou procurando, estudando, namorando, tentando relembrar como se faz, já procurei em SP alguma pessoa que saiba pra me ensinar, tenho encontrado muitos vídeos na internet, os mais bem explicados são em espanhol, inglês, italiano e francês, em Portugal tb se faz muita renda, mas tem poucos vídeos ensinando. Moro em São Paulo e adoraria ir a um encontro com vocês, vamos formar um grupo de rendeiras, vamos resgatar esta arte tão bonita que está se perdendo. Parabéns pelo blog, fiquei horas aqui lendo e aprendendo.
Aguardo seu contato
Abraços
Eunice Rosa
Eunicerosa2005@yahoo.com.br